Bolsonaro diz que PL vai filiar governador ‘peso-pesado’ em breve | Política

by g360noticias
Bolsonaro diz que PL vai filiar governador ‘peso-pesado’ em breve | Política

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta quarta-feira (27) que o Partido Liberal irá filiar um governador “peso-pesado” em breve. Ele participou de evento que marcou a filiação do senador Izalci Lucas (DF) ao PL.

Existe a expectativa de que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, atualmente no Republicanos, vá para o partido de Bolsonaro. Outro nome especulado nos bastidores para migrar para o PL é o do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, que está no União Brasil.

Segundo o Valor apurou, Caiado avalia uma ida para o PL por entender que a legenda ofereceria melhores condições em 2026, quando pretende concorrer à Presidência da República. Tarcísio também é cotado como uma alternativa para o Planalto, já que Bolsonaro está inelegível até 2030.

Na segunda-feira (25), o ex-presidente também participou da filiação de novos quadros ao PL, na capital paulista.

Bolsonaro participou do ato de filiação do senador momentos depois de seus advogados enviarem ao Supremo Tribunal Federal (STF) explicações sobre sua permanência na embaixada da Hungria, em Brasília, apenas quatro dias depois de ser alvo de uma operação da Polícia Federal, em fevereiro.

Nesta quarta-feira, os advogados afirmaram que ele não teria motivos para “temer” uma “improvável, reprovável e incabível” prisão preventiva e que, portanto, seria “ilógico” supor que o motivo da estadia seria pedir asilo político ao país europeu. A suspeita em torno do episódio decorre do fato de Bolsonaro estar com o passaporte retido e de as autoridades brasileiras não poderem cumprir uma eventual ordem de prisão dentro de uma embaixada.

O argumento da defesa é que, no dia 8 de fevereiro, Bolsonaro já havia sido alvo da operação sobre a suposta tentativa de golpe de Estado em 2022, quando foram impostas medidas cautelares ao ex-presidente, como a apreensão do seu passaporte. Segundo os advogados, a ida à embaixada foi a convite do governo húngaro.

Jair Bolsonaro, Michelle Bolsonaro e Tarcísio de Freitas em evento do PL, em São Paulo — Foto: Cristiane Agostine/ Valor

Fonte: valor.globo.com