Há muitos pontos de interrogação sobre o que o futuro da inteligência artificial nos reserva. Nesta edição da newsletter de IA, destaco algumas das direções por onde segue a tecnologia.
Veja alguns dos temas reunidos aqui:
- O desfecho do SXSW 2024, realizado de 8 a 16 de março, em Austin, no Texas
- Os benefícios que podemos esperar com o avanço da IA generativa – inclusive longevidade
- Insights sobre liderança com uma consultora de reputação
- Embora pensemos que sim, IA não é para tudo
- É preciso cuidado com a euforia sobre a tecnologia
- Em todo o mundo, brasileiro é o que mais confia na IA
- Como o Brasil deve aproveitar o G20 para não perder a onda da IA
- Google versus sites de spam impulsionados por IA
- Como a IA do Google pode diagnosticar doenças apenas pela tosse
- Como os drones movidos por IA poderão transformar as guerras
- Como o Mercado Livre tenta se igualar aos rivais com o algoritmo no e-commerce
Agora, vamos às atualizações!
O que esperar da IA e o que é a ‘pandemia da solidão’
Para muitas pessoas, pode parecer que a inteligência artificial é um ‘remédio milagroso’.
Mas, embora a evolução da tecnologia seja uma grande conquista, ela não serve para tudo.
Presente ao SXSW, o maior evento de inovação e entretenimento global, a repórter do Valor, Daniela Braun, acompanhou depoimentos de ícones da tecnologia no mundo.
Prolongamento da vida humana, além de outros benefícios na área de saúde são algumas das promessas da IA que já começam a despontar.
No entanto, especialistas advertem sobre as alucinações e vieses das interfaces da tecnologia, que podem trazer danos a toda a sociedade.
Acompanhe a reportagem e veja também o que diz Amy Webb. Para a futurista americana, um trio de tecnologias mudará o futuro. Descubra aqui quais são elas.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_63b422c2caee4269b8b34177e8876b93/internal_photos/bs/2024/I/s/q3ZB3YTSWuKUQ90L7XXQ/imagem-do-whatsapp-de-2024-03-22-a-s-11.59.41-4d724281.jpg)
Observe também alguns dos insights sobre a liderança do futuro apresentados pela consultora de reputação Patricia Marins.
Lisa Su, CEO da AMD, alerta sobre a síndrome de “burnout”, que envolve nervosismo, sofrimentos psicológicos e problemas físicos.
Isso seria um indício de que o modelo de liderança atual está errado. Leia e decida se a IA pode ajudar nessa questão.
Também na cobertura do SXSW, Juliana Causin, do jornal “O Globo”, destaca o comportamento humano na era da IA.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_63b422c2caee4269b8b34177e8876b93/internal_photos/bs/2024/e/S/uHFp7FRhKgOWAJImUFJg/radha-agrawa.webp)
Em um mundo com inteligências artificiais avançadas e realidades virtuais ganhando espaço, a falta do “olho no olho” gera uma espécie de pandemia da solidão, diz Radha Agrawal, investidora, DJ e autora best-seller. Não perca.
Mas se quiser saber dos impactos da IA na publicidade, a partir do que foi discutido no SXSW, siga a entrevista de André Kassu, criativo e sócio da CP+B, na coluna de Guilherme Ravache.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_63b422c2caee4269b8b34177e8876b93/internal_photos/bs/2024/2/2/CWB32wR467rmGlYeoIpA/andre-kassu.jpeg)
Você confiaria em um jornalista-robô? Confira também por que a euforia com IA na macroeconomia é preocupante
O jornal “Financial Times” mostra como a IA está mudando os meios de comunicação e o que podemos esperar do futuro em relação ao tema.
Será que algum dia este artigo poderia ser exclusivamente escrito por um “jornalista-robô”, editado por um assistente de IA e distribuído por algoritmos? O questionamento é da articulista Hannah Murphy.
Embora a tecnologia venha evoluindo rapidamente na mídia, Murphy pondera que é improvável que a IA substitua integralmente as funções tradicionais dos meios de comunicação. Anote os argumentos dela.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_63b422c2caee4269b8b34177e8876b93/internal_photos/bs/2024/I/p/APAOb9S0WifsiSCgb6gA/foto26opin-201-col-op3-a17.jpg)
Também no “FT”, Rana Foroohar, editora especial em NY, comenta como a euforia com IA na macroeconomia a deixa nervosa.
Na semana passada, houve novo recorde no mercado de ações dos Estados Unidos.
O otimismo americano baseia-se nas reservas de cada gigante de tecnologia dominante e na capacidade dessas empresas para monetizar a inteligência artificial.
Confira o que Foroohar comenta sobre a previsão da ARK Investment de que haverá um acréscimo de US$ 40 trilhões no PIB mundial com a IA até 2030.
Como a IA do Google poderá diagnosticar doenças pela tosse
A informação a seguir vem da revista “Época Negócios”.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_63b422c2caee4269b8b34177e8876b93/internal_photos/bs/2024/s/W/dr3dqxQkG6TBvvCb6THw/pessoas-com-tosse.jpg)
Cientistas do Google desenvolveram uma ferramenta de aprendizado de máquina que pode ajudar a detectar e monitorar condições de saúde avaliando apenas ruídos como tosse e respiração.
A descoberta foi publicada na revista científica “Nature”.
O que os sistemas de drones com IA têm a ver com a metamorfose das guerras
Em um artigo publicado no jornal americano “The Wall Street Journal”, dois veteranos da Marinha, Elliot Ackerman e o almirante aposentado James Stavridis, observam que os drones se tornaram onipresentes no campo de batalha.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_63b422c2caee4269b8b34177e8876b93/internal_photos/bs/2023/G/V/dtBeB8T9qBzuYyoJDV2w/351498942.jpg)
Isso é apenas o início de uma nova era das guerras.
O que ainda não existe são sistemas dirigidos por IA que permitam a um país travar uma guerra não tripulada em grande escala. É uma questão de tempo.
Mercado Livre corre para acompanhar a concorrência na área tecnológica
Mas se você quiser saber como está a aplicação da inteligência artificial no comércio on-line, leia história que a repórter especial Adriana Mattos nos conta.
Enquanto empresas rivais como Shein, AliExpress e Shopee criaram interfaces amigáveis e com mais informações aos consumidores, o Mercado Livre ainda precisa melhorar esse aspecto, segundo consultores.
Já estamos analisando uma personalização maior dos anúncios usando inteligência artificial
— Fernando Yunes, vice-presidente sênior e principal executivo no país do Mercado Livre
Gostou? Então, compartilhe
Lembre-se, para receber a newsletter completa diretamente no seu e-mail, clique aqui e faça o seu cadastro.