A Prefeitura de Anápolis anunciou nesta quarta-feira (19) que, em apenas 78 dias, realizou 1.671 cirurgias eletivas, ultrapassando em 150% a meta estipulada para os primeiros 100 dias de gestão. O número expressivo representa um avanço significativo na área da saúde municipal e supera a expectativa inicial da administração.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a meta estabelecida era alcançar, até 10 de abril, a marca de 1.000 cirurgias. No entanto, um mutirão acelerou o atendimento, permitindo que mais pacientes fossem contemplados com procedimentos cirúrgicos nas áreas de ortopedia, oftalmologia, ginecologia e cirurgia geral.
Fila de espera e atualização de cadastros
Apesar do alto número de cirurgias realizadas, a Secretaria de Saúde informa que ainda há pacientes na fila de espera. Alguns deles, no entanto, não foram localizados devido a informações cadastrais incorretas no sistema. Diante disso, a pasta orienta que todos que aguardam uma cirurgia eletiva entrem em contato com a Regulação do Município para atualizar seus dados e garantir o atendimento.
A força-tarefa de cirurgias eletivas foi iniciada em janeiro deste ano e, segundo a Prefeitura, será intensificada nos próximos meses para garantir que a fila de espera seja totalmente zerada. Até o momento, o município não divulgou o número exato de pessoas que ainda aguardam o procedimento.
Investimentos e novas cirurgias
A administração municipal também aguarda a liberação de uma emenda parlamentar de mais de R$ 5 milhões, destinada pela deputada federal Silvye Alves (UB) e anunciada em janeiro. Com o avanço no número de cirurgias já realizadas, os recursos poderão ser aplicados na ampliação dos procedimentos eletivos.
Além disso, a Prefeitura, em parceria com o Centro de Referência em Oftalmologia (Cerof) da Universidade Federal de Goiás (UFG), segue promovendo a realização de cirurgias de catarata, ampliando o acesso à saúde para a população anapolina.
Com o compromisso de reduzir a fila de espera e melhorar o atendimento na rede pública, a gestão municipal segue investindo em estratégias para garantir que mais pacientes tenham acesso a procedimentos cirúrgicos de forma ágil e eficiente.