Queda dos juros globais ajudará América Latina e perspectiva para ações da região é positiva, diz BofA | Finanças

by g360noticias
Queda dos juros globais ajudará América Latina e perspectiva para ações da região é positiva, diz BofA | Finanças

O Bank of America (BofA) mantém visão construtiva para as ações da América Latina, destacando que a chegada de juros globais mais baixos será positiva para a região e para mercados emergentes em geral. “Desde o final do ano passado, o foco nas expectativas para os juros dos Estados Unidos contagiou os mercados da América Latina, já que a região não tem uma narrativa local forte”, afirma relatório assinado por David Beker, chefe de economia para o Brasil e de estratégia para América Latina do banco, e equipe.

Embora destaque que o Brasil não tem uma narrativa local forte, o boletim destaca que o país vive situação relativamente positiva em termos fiscais, de crescimento, de contas externas e cambiais. Além disso, os “valuations” atuais estão mais atrativos do que no fim de 2023 e os resultados das empresas estão alcançando seu patamar mais baixo, o que indica uma expectativa de melhora à frente.

“Vemos uma situação benigna para o índice geral: perspectiva estável para petróleo, os riscos vindos da China provavelmente já precificados e a maior parte dos grandes bancos deve começar a publicar melhora nas tendências operacionais”, afirma o texto. Outros setores que o banco vê positivamente incluem serviços de utilidade pública (“utilities”) e ações de qualidade nos setores de shopping centers, transportes, saúde e etanol.

“Nomes de consumo são os principais retardatários no Brasil, e os resultados já estão num ponto de inflexão em razão das comparações favoráveis com 2023, mas aguardamos visibilidade na legislação secundária da reforma tributária para acrescentar ao tema”, diz o boletim.

Fonte: valor.globo.com