O presidente da Câmara Municipal de Goiânia, vereador Romário Policarpo (PRD), assumiu interinamente o comando da Prefeitura de Goiânia nesta terça-feira (16). A substituição no Executivo municipal ocorre em razão de viagens internacionais do prefeito Sandro Mabel e da vice-prefeita Cláudia Lira, e será válida até o próximo domingo (21).
Esta é a primeira vez que Policarpo ocupa o cargo de chefe do Executivo desde que Sandro Mabel assumiu oficialmente a Prefeitura, em dezembro de 2023. A interinidade segue a ordem natural da linha sucessória prevista na legislação, conferindo ao presidente da Câmara a incumbência de liderar a administração municipal durante a ausência dos dois principais nomes do governo.
Agenda movimentada e destaque ao lado do governador
O período à frente da Prefeitura promete ser de intensa visibilidade política para Romário Policarpo. Logo no primeiro dia como prefeito interino, ele participou de uma série de compromissos oficiais ao lado do governador Ronaldo Caiado (União Brasil).
Às 8h, Policarpo marcou presença na entrega de novos ônibus para a Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC), em evento realizado na Prefeitura de Aparecida de Goiânia. Em seguida, às 9h30, recebeu vereadores no Paço Municipal, e às 11h participou da assinatura do contrato de concessão do Distrito de Esporte e Entretenimento do Complexo Serra Dourada. A cerimônia, que contou também com a presença de Caiado, realizada no Palácio das Esmeraldas, sede do governo estadual.
Câmara sob novo comando temporário
Durante a interinidade de Romário Policarpo na Prefeitura, quem assume a presidência da Câmara Municipal é o vereador Anselmo Pereira (MDB). Decano da Casa Legislativa, Anselmo ocupa o posto de forma interina entre os dias 16 e 21 de abril.
Leitura política: visibilidade em momento estratégico
A breve passagem de Romário Policarpo pela chefia do Executivo goianiense é carregada de simbolismo político. Mesmo que temporária, a posse garante ao vereador uma visibilidade institucional estratégica, especialmente diante da sua intensa agenda com o governador e de seu nome cada vez mais ventilado nos bastidores como possível pré-candidato a deputado em 2026.
A presença ao lado de Ronaldo Caiado em eventos relevantes e o comando, ainda que interino, da Prefeitura de Goiânia, posicionam Policarpo como um ator de peso no cenário político estadual — reforçando sua imagem como uma liderança em ascensão no município e além dele.