O sentimento entre empresas alemãs atingiu o nível mais alto desde maio de 2023 e aumentou, pelo terceiro mês consecutivo, em abril, sugerindo recuperação mais consistente nas perspectivas para os negócios. O índice Ifo do clima empresarial subiu para 89,4 pontos em abril, em comparação com 87,9 pontos em março, segundo dados divulgados nessa quarta-feira (24) pelo instituto alemão.
O dado de abril superou as expectativas dos economistas consultados pelo “The Wall Street Journal” (WSJ), que esperavam um resultado de 88,8 pontos.O sentimento empresarial melhorou em todos os quatro setores consultados no Ifo, que incluem serviços, manufatura, comércio e construção.
“As empresas estavam mais satisfeitas com seus negócios atuais. As expectativas também se tornaram mais otimistas”, disse Clemens Fuest, presidente do Ifo. “A economia está se estabilizando, especialmente graças aos prestadores de serviços”, acrescentou.
O desempenho econômico da Alemanha continua entre os mais fracos da zona do euro, com expectativas de que tenha crescido apenas ligeiramente no primeiro trimestre de 2024. No entanto, dados como a produção industrial têm apresentado uma melhora desde o início do ano.
“O aumento do Ifo alemão em abril, juntamente com o salto no PMI composto no mesmo mês, sugere que a economia alemã pode ter passado pelo pior”, disse Franziska Palmas, economista sênior da Europa da Capital Economics, ao “WSJ”.