A startup de tecnologia OxCarbon, que atua com ativos digitais e inteligência artificial (IA), inicia oficialmente neste mês suas atividades no país. A empresa oferece serviços de custódia de ativos digitais que podem ser implementados na infraestrutura do cliente (self-hosted), garantido a privacidade de dados das transações.
A OxCarbon chega a mercado com duas soluções de produtos: a carteira de custódia de ativos digitais para terceiros (wallet-as-a-service) e uma aplicação de inteligência artificial generativa, conectadas entre si e voltadas para automação de processos financeiros.
A startup, que teve investimento proprietário de R$ 3 milhões, foi fundada por Fabio Canesin, que ocupa o cargo de CEO e teve passagens por empresas de energia, como a Schlumberger (SLB). Ele também integrou projetos de universo cripto, como o Nash.io e Elrond (MultiverX).
Segundo Canesin, a proposta da 0xCabon é desenvolver e oferecer soluções baseadas em blockchain e IA para empresas avançarem em serviços ligados a ativos digitais com vistas à moeda digital brasileira.
“Essa tendência deve avançar sobre o setor financeiro por meio da tecnologia blockchain. Um exemplo é o projeto Drex, do Banco Central. Nesta esteira, observamos uma imensa oportunidade de negócios”, disse.
Para Canesin, uma tendência é o surgimento de assistentes digitais e serviços impulsionados pela inteligência artificial, com habilidade de fazer transações entre si. “Isso indica uma mudança para uma economia onde as IAs atuam como novos agentes econômicos, realizando transações diretamente entre si. Para suportar e coordenar essas relações complexas, a segurança e a previsibilidade fornecidas pelos ‘smart contracts’ se tornarão essenciais, implicando a necessidade de todas as IAs estarem conectadas à blockchain”, disse.
Chamado Zeca, o assistente de IA generativa se destaca por ser uma ferramenta construída especificamente para o mercado nacional e com forte domínio do português do Brasil.
“Cada IA reflete uma ‘personalidade’ e traços culturais influenciados por seu treinamento. O Zeca é especializado nas leis, normas e peculiaridades culturais do Brasil. Portanto, ao ser utilizado para suporte ao cliente ou para responder e-mails, adapta-se melhor ao perfil dos brasileiros, oferecendo uma interação mais natural e eficaz”, disse.